Ter uma loja com muitas avaliações de compra é o sonho de diversas lojas online, pois esta é a confirmação de que a loja é confiável e vende produtos e serviços de qualidade. Mas caso você ainda não esteja contente com a quantidade de avaliações da sua loja, esse post é para você! Neste post vamos te ensinar várias dicas práticas para te ajudar a receber avaliações em sua loja do Elo7!
Como fazer uma avaliação no Elo7
Antes de mais nada, é importante saber como é fazer a avaliação para orientar seu cliente, caso ele tenha quaisquer dúvidas sobre isso.
- Avaliação para vendas pelo marketplace Elo7
Quando a venda é feita por um pedido no marketplace Elo7, a avaliação pode ser realizada pelo cliente conforme mostra o passo a passo do vídeo abaixo. Você pode compartilhar esse vídeo com o seu cliente, caso ele não saiba como fazer uma avaliação no Elo7.
- Avaliação para vendas diretas no Elo7
Quando você faz uma venda direta através do aplicativo Talk7, o processo de avaliação é um pouco diferente.
Assim que o vendedor informar que o pedido foi enviado, o comprador irá receber uma notificação por email como mostra esta imagem abaixo:
A opção de avaliação aparecerá desta forma para o comprador. Para fazer a avaliação, é só clicar no botão “Avaliar pedido”.
Como incentivar meu cliente a fazer uma avaliação no Elo7
1. Mantenha sempre o seu cliente informado
Não deixe seu cliente ansioso, responda a todas as solicitações no menor prazo que você conseguir. A receita para o sucesso nesse quesito é reservar um tempo do seu dia para responder emails. Se a demanda da sua loja for muito grande, divida esse tempo em dois: um pela manhã logo cedo e outro após o almoço. Assim todos os clientes terão respostas rápidas e você não fica o tempo todo interrompendo o trabalho pra checar emails.
Durante todo o processo de compra, desde o primeiro contato até o recebimento da encomenda, converse com seu cliente. Pergunte como está, se precisa de alguma ajuda, se pode tirar alguma dúvida. Todo mundo gosta de atenção, e receber isso em uma compra não é tão comum quanto parece e é sim um diferencial muito positivo para seu cliente ;)
2. Mime o seu cliente
Há várias maneiras diferentes de demonstrar carinho e gratidão aos seus clientes. Você pode oferecer um desconto em uma próxima compra, escrever uma carta de agradecimento ou até incluir um brinde no pedido.
Quando você surpreende o cliente oferecendo algo a mais do que ele espera, ele se sentirá grato e muitas são as chances de dele querer retribuir o seu agrado com uma avaliação positiva ou até a indicação para amigos e familiares, por exemplo.
Neste post compartilhamos 5 Ideias de brindes para você presentear seu cliente, vem ver!
3. Crie uma experiência incrível de unboxing
Uma das coisas mais legais de se fazer compras pela internet é a experiência de abrir o pacote, essa experiência também é conhecida por unboxing. Muitas vezes o Unboxing é o primeiro contato físico entre o comprador e a sua marca, por isso ele deve ser pensado com carinho para fidelizar o cliente e aumentar as chances de receber uma avaliação positiva em sua loja.
Aprenda como surpreender seus clientes e aumentar suas vendas no Elo7!
4. Se dedique ao pós venda
Antes de mais nada, verifique se o seu cliente recebeu o produto conforme o esperado e se teve qualquer dúvida sobre o seu produto ou serviço. O pós-venda é tão importante quanto a venda. Ele pode aumentar as suas chances de fazer vendas futuras.
5. Peça uma avaliação por mensagem
Após se certificar que o cliente está satisfeito com o produto, peça gentilmente para fazer uma avaliação em sua loja. Você pode escrever na mensagem o quanto isso é importante e significa para você e seu negócio.
6. Envie um bilhete junto com o pedido
Outra forma de ajudar o seu cliente a lembrar de fazer a avaliação do pedido, é escrever um bilhetinho carinhoso de agradecimento e enviá-lo junto com o pedido. Se a mensagem do bilhete for escrita de forma personalizada para cada cliente, melhor ainda!
7. Procure solucionar os problemas do seu cliente
Se você receber um feedback negativo, respire fundo e analise de que forma aquilo poderia ser evitado. Evite dar desculpas ao seu cliente e se responsabilize pelo ocorrido. Procure alternativas para solucionar o problema e seja o mais transparente possível para transmitir confiança e profissionalismo. Veja aqui mais dicas do Eder Machado para lidar com clientes insatisfeitos.
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